Mavis Gary indigesta, mas interessante



Esse é o típico caso em que sinopse e trailer não conseguem transmitir realmente o assunto abordado em um filme. Na verdade, é o caso em que se tenta vender gato por lebre, o que se mostra completamente desnecessário, já que Jovens Adultos (Young Adult/2011) conta com Charlize Theron, uma atriz de talento inquestionável; Diablo Cody, roteirista que levou o Oscar já no primeiro trabalho com o celebrado Juno (2007) e com Jason Reitman, um diretor que, além de dirigir, foi roteirista e produtor do impecável Amor Sem Escalas (Up in the Air/2009).

Apenas com tais referências, muitos de nós arriscaríamos assistir ao filme. Entretanto, como sucesso em bilheteria é determinante na indústria cinematográfica, e não há tempo a se perder com o “talvez”, o marketing às vezes acaba engolindo o filme.

Compreendo que bons profissionais nem sempre garantem bilheteria e constatamos isso com frequência ao vermos grandes filmes saírem de cartaz por falta de quem os assista. E que nessa hora o marketing é decisivo. Também entendo que tudo o que Diablo Cody escreve tem uma pitada de humor ácido, mas nem sempre é comédia. Apesar de o espectador dar boas risadas com algumas tiradas de Mavis Gary (Charlize Theron), uma ghost writer (escritora fantasma) de literatura juvenil em crise, Jovens Adultos é um filme sério, que trata de temas sérios. Não é a comédia colorida vendida no material de divulgação, apesar de ter ingredientes para isso: a paixão da época da escola, os desafetos da época, o nerd Matt Freehauf (Patton Oswalt).


Aliás, os melhores momentos do filme acontecem justamente entre Mavis e Matt, que tenta convencê-la de que não há como ela reconquistar seu ex-namorado, Buddy Slade (Patrick Wilson), porque ele está casado e tem um filho que acabou de nascer. Mas não pensem que ele tenta fazê-lo sendo o amigo afetuoso. O sarcasmo do qual os personagens compartilham é o que os tornam interessantes. E o mérito disso é de Diablo Cody, que escreveu um roteiro sem saídas de emergência, tampouco desculpas para amenizar o horror que é para Mavis voltar a sua cidade natal, encarar os pais e tudo porque precisa, não quer, ela precisa ter o ex-namorado de volta. E ela faz isso com a arrogância em alta.


Charlize Theron construiu uma ótima Mavis. Já sabemos que a atriz não tem medo de arriscar a sua beleza quando se trata de um papel, vide o fantástico Monster – Desejo Assassino (Monster/2003). Em Jovens Adultos ela não precisou de transformação. Às vezes, o espectador se envergonha pelas ações de May.

Jovens Adultos é um excelente filme que mergulha no universo obscuro de uma mulher adulta presa aos sentimentos da adolescência. Não é comédia, mas faz rir. E espero que aqueles que ainda não o assistiram, por acreditarem ser uma comédia rasgada com pitadas de drama, o façam para compreender que se trata de um drama com pitadas, não, sem pitadas... Com momentos que nos fazem rir e querer chorar, ao mesmo tempo.


Comentários